Frete Grátis* Pedidos Acima de R$200,00 Compre Agora

Diferenças entre Iluminação Difusa, Direta e Indireta

Diferenças entre Iluminação Difusa, Direta e Indireta

Na hora de decorar um ambiente, a escolha do tipo de iluminação, se Difusa, Direta ou Indireta, é um ponto muito importante, já que para cada local, uma dessas três opções poderá se encaixa melhor, pois a iluminação aplicada em uma sala de escritório não é a mesma a ser usada em uma sala de estar. Hoje vamos explicar a vocês a diferença entre estes três tipos de luz, e após isso, a sua escolha na hora da decoração vai se tornar mais simples e certeira.

Iluminação Difusa

Essa iluminação consegue se expandir por todo o ambiente, mas não de forma exagerada, pois ela se torna atenuada, já que possui um filtro que pode ser de vidro ou acrílico – esse filtro cobre a lâmpada, retendo assim um pouco da luz para que ela não se torne tão forte ou incomoda aos olhos. Ela também decora o ambiente, já que o seu filtro possui alguns formatos diferenciados. É a escolha perfeita para a sala de estar e quartos, pois ela traz a iluminação completa de uma forma agradável.

Para locais que possuam superfícies brilhantes ou até mesmo televisão, a iluminação difusa será a escolha perfeita, pois não haverá reflexos com os objetos. Em casos como esse, as Luminárias de Embutir e Sobrepor são as melhores opções.

Iluminação Direta

A iluminação direta é perfeita para evidenciar a decoração, focar em determinados espaços ou até mesmo ter uma boa luz para uma leitura agradável, pois sua luz te possibilita focar em pontos específicos do ambiente.

Esse tipo de luz é a escolha certa para laboratórios, mesas de jantar, locais de leitura, na cozinha para a produção de alimentos, em balcões onde são feitas as refeições e principalmente escritórios, onde é muito utilizado o computador.

Para a luz direta, spots, abajures e pendentes são a melhor opção.

Iluminação Indireta

Diferente da luz direta, a indireta não quer evidenciar um ponto especifico, mas sim iluminar o ambiente como um todo. Sua luz é direcionada em uma superfície, que se recomenda que seja clara, e assim é refletida por todo o espaço, conseguindo assim iluminar o local de forma ampla. Ela também traz uma sensação de aconchego, principalmente se a iluminação for escolhida na cor amarela.

A iluminação indireta costuma ser usada em sancas com fita de LED ou até mesmo em pontos no chão.

Já deu para perceber que mesmo todas tendo o foco de iluminar, a luz direta, difusa e indireta são bem diferentes uma da outra, não é?

Qual dessas opções se enquadra melhor em seu ambiente?

Deixe um comentário

Descrição

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

×